top of page

Compreendemos que a promoção de eventos científicos e acadêmicos deve ser uma premissa basilar em instituições de ensino que se comprometem não somente com a reprodução de conhecimentos já validados, mas com a produção de saberes e de práticas que movimentem a vida das pessoas rumo ao desenvolvimento social e coletivo de um país que, com suas singularidades regionais e locais, está inserido num cenário internacional.

Com essa proposta, o DCH/Campus VI, desde 2010, vem promovendo o Seminário Interdisciplinar de Ensino, Extensão e Pesquisa. Em sua primeira edição, o evento trazia a denominação de I Semana Interdepartamental das Redes Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Caetité e Guanambi, pois congregava estudos e pesquisas coordenadas pelos Núcleos de Pesquisa e Extensão (NUPE) dos referidos Departamentos da UNEB. O tema em pauta nesta edição foi “Anísio Teixeira: o fazer acadêmico em diálogo com outros saberes”.

Em 2013, na sua segunda edição, o evento foi reestruturado e passou a ser identificado como Seminário Interdisciplinar de Ensino, Extensão e pesquisa (SIEP) e foi realizado em parceria com o I Seminário Acadêmico Interdisciplinar, proposto pelo Movimento Estudantil Unificado do Campus VI. Neste ano, entre os dias 03 e 05 de abril, a comunidade acadêmica reuniu-se em torno da temática “Ensino, Pesquisa e Extensão: experiências e produção de saberes na universidade”.

 

Em 2015, no período de 23 a 25 de setembro, sua terceira edição trouxe para reflexão o tema “O fazer acadêmico no Alto Sertão Baiano: desafios e perspectivas interdisciplinares”. A partir dessa edição, os trabalhos completos passaram a ser publicados e os anais do evento são identificados pelo ISSN 2447 2328.

Em 2017 (27 a 29 de setembro), abordou-se a temática “A educação do Alto Sertão em debate: políticas públicas, currículo multicultural e práticas docentes” e o Campus VI estreitou a relação com a Educação Básica e movimentos sociais da região.

Agora, nesta quinta edição, focalizaremos o papel da Educação Superior na sociedade contemporânea. Tal tema surge diante do atual contexto brasileiro que coloca em questão dois modos distintos e mesmo antagônicos de conceber a educação: de um lado, estão posicionamentos discursivos reacionários, excludentes e até mesmo fascistas; e, de outro lado, há discursos progressistas que produzem práticas inclusivas e emancipatórias. Em sintonia com o segundo posicionamento que, por extensão, defende a educação em nível superior por meio da instituição universidade e que esta seja pública e democrática, propomos como temática desta edição do SIEP “A universidade é um lugar de todos e para todos?”.

SOBRE NÓS

uneb todxs.png
bottom of page